Pioneiro no Brasil: Detran-SP lança serviço de transferência digital de veículos

Compartilhe esta notícia:

Processo automatizado promete agilizar e simplificar transferência de propriedade de veículos no estado de São Paulo.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou o lançamento do serviço de Transferência Digital de Veículos (TDV), uma iniciativa inédita no país que promete revolucionar a forma como as transferências de propriedade de veículos são realizadas.

A TDV estará disponível no aplicativo do Poupatempo, facilitando o acesso dos usuários pelo celular. O processo, 100% automatizado, permitirá que todas as etapas da transferência de veículos sejam concluídas de forma eletrônica, com validações instantâneas, tornando o procedimento mais ágil e seguro.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, que enfatizou a importância da digitalização, São Paulo está investindo em melhorias digitais que não só otimizam recursos do estado, mas também beneficiam diretamente o cidadão paulista. Com a TDV, a economia de tempo será significativa, já que o documento poderá ser emitido no mesmo dia com o pagamento via pix.

O secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, destacou que a missão do Governo de SP é combater a burocracia e realizar a transformação digital do estado para melhorar a vida dos cidadãos. A TDV é parte dessa iniciativa, que visa facilitar os processos e oferecer serviços de excelência à população.

A TDV acontecerá em três fases, começando agora em março para transferências entre pessoas físicas de veículos fabricados a partir de 2021. Nas próximas etapas, serão incluídos vendedores pessoa jurídica e proprietários de veículos fabricados antes de 2021. A expectativa é de facilitar até 70 mil transferências mensais em todo o estado, com potencial para chegar a 500 mil transações mensais.

O processo de transferência digital dispensa a ida ao cartório, realizando todas as validações e pagamentos de forma eletrônica. Além disso, o aplicativo permite a conferência online de eventuais pendências em relação ao veículo durante a transação, garantindo a segurança para vendedor e comprador.

A oferta da TDV integra o pacote de medidas de transformação digital e automação do Detran-SP, em colaboração com a Prodesp. O objetivo é tornar os serviços mais acessíveis e eficientes, facilitando a vida dos paulistas e contribuindo para a segurança no trânsito.

São Paulo segue na vanguarda da digitalização, oferecendo soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento do estado. Com a TDV, a transferência de veículos se torna mais rápida, simples e segura, refletindo o compromisso do governo em proporcionar serviços públicos de excelência.

Compartilhe esta notícia: